terça-feira, 29 de novembro de 2011

Manuseio de cores - Pantone

O tema pra hoje diz a respeito sobre uma gama de cores muito utilizada chamada Pantone.
Vamos então entender o que é o Pantone e por que é tão famosa e tão utilizada na indústria gráfica, entre outras...


O que é Pantone?

O Pantone, ao contrário do que muitos pensam, na verdade é uma empresa e não marca de tinta.
Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos, como os emborrachados da Vitrine Etiquetas

Enquanto o processo CMYK é o método padrão para impressão da maioria dos materiais do mundo, o sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores. O sistema Pantone também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas e fluorescentes.

Mas por que a Pantone tornou-se sinônimo de cor?
Simples, há mais de quarenta anos a indústria americana de tintas Pantone desenvolveu um sistema numérico de cores de tintas e conseguiu manter uma alta regularidade e padrão na produção destas. Assim, sem nomes regionais ou de aplicação restrita, tornou-se muito mais confiável falar-se em números, que, não são ou estão sujeitos a subjetividade humana do que em nomes, os quais variam e denominam diferentes coisas de lugar para lugar.
Ex: Cáqui, Rato, Castor, Melancia, Coral...
Cada fábrica nomeia seu produto de uma forma, mesmo sabendo que cor é, existe uma variação bem distinta, por isso a utilização do Pantone é necessária.

Enquanto que a maior parte das cores do sistema Pantone esteja além da gama de cores reproduzíveis pelo CMYK, as que podem ser simuladas pelo sistema de quatro cores (CMYK) são marcadas como tais nas guias da empresa.

São basicamente dois os tipos de produtos desenvolvidos pela empresa, sem contarmos os softwares e equipamentos: os leques ou escalas e as amostras destacáveis. Os leques/escalas são guias de referência rápida que trazem o número da cor e como obtê-la através do método de impressão CMYK, tendo como grande diferencial sua portabilidade e fácil manuseio. Já as amostras destacáveis são derivadas destas escalas e tem por objetivo a comunicação precisa e inequívoca da cor bem como a montagem da identificação visual da empresa/cliente.

#Tome nota!

É importante lembrar que estes produtos, além de serem guias práticos para formulação e obtenção de cores também são utilizados, na grande maioria das vezes, como referência em áreas anexas e correlatas a outras que a utilização de forma direta. Uma vez de posse da escala e do número que seu cliente especifica, o fornecedor pode identificar corretamente a cor desejada e desenvolver mecanismos para obtê-la.

Entretanto, muitas vezes o processo ocorre de forma equivocada e inversa, onde o usuário desenvolve seu trabalho no computador e lá escolhe a cor desejada, sem levar em conta que, o que está sendo visualizado são luzes cuja gama de possibilidade é infinitamente maior do que as possibilidades de impressão gráfica.

Muitas vezes, com seus monitores e impressoras descalibrados, ao apresentar e vender sua idéia ao cliente mostrando-a no monitor ou impressa através destas impressoras, estes profissionais irão se deparar com um resultado nada agradável, pois irão se utilizar da numeração Pantone obtida no software usado, da referência do monitor ou impressora descalibrados, e de gráficas que muitas vezes não utilizam tintas de qualidade para imprimir seus trabalhos. O final da história todos conhecemos: insatisfação geral – trabalhos devolvidos, prejuízos para todos e adjetivos ou qualificações desfavoráveis.

Por isso a utilização do Pantone universal é a melhor escolha para o desenvolvimento de cores e obtenção do produto desejado.

Para uma correta utilização dos produtos Pantone, tanto criadores, gráficos, designers, engenheiros de produtos e outros, devem primeiramente escolher a cor que desejam em suas escalas atualizadas.

Uma vez escolhida, a cor deve ser aplicada e tratada independente do resultado visualizado na tela ou na impressora de “escritório”. Ao se mandar o trabalho para o fotolito ou diretamente para a gráfica, informe a cor utilizada ou os valores CMYK que deseja obter como resultado.

A Vitrine Etiquetas utiliza cores CMYK para trabalhos usados em Impressões Digitais.
Mesmo assim, nós da Vitrine Etiquetas possuímos também um pantone específico para cada trabalho, desenvolvidos por nós mesmos e baseados no sistema Pantone de cor.

Outro exemplo são os Pantones de cores Emborrachadas, utilizadas para este segmento de produto. E o Pantone de cores para Silk como os mostrados a seguir.



Tome nota que caso seja preciso desenvolver alguma cor que nós da Vitrine Etiquetas não tenhamos, basta passar o número do Pantone Universal para desenvolvimento da mesma.

#Diferença!
Uma cor Pantone pode ser facilmente identificado usando-se um onta-fio ou uma lupa. Ao contrário do sistema CMYK, não haverá retícula visível e a cor será chapada.

Até breve!

Créditos: DesignBlog - O que é Pantone?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!