sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Um estudo sobre a Indústria 4.0

Ante ontem, dia 25/10, estive presente na palestra realizado pelo SINBI¹:
O Futuro das Coisas –  Encontrando novas oportunidades para as Empresas.
O tema abordado em questão foi a Indústria 4.0. Você já ouviu falar?

O palestrante foi o Prof. Paulo Roberto dos Santos, formado em Automação Industrial, que presta consultoria em Inovação e divulga o novo conceito de Indústria 4.0, que surgiu na Alemanha.
Paulo diz que para as empresas se prepararem não significa sair gastando. É preciso rever estratégia dentro da empresa. É uma evolução que reduz custos.

O Futuro das Coisas está relacionado à:

  • IOT - Internet das Coisas
  • Evolução Industrial
  • Indústria 4.0
  • Bases da Industrialização
  • Oportunidades
  • Caminhos
Pensando assim, nosso celular é um IOT. Se perdermos todos os aplicativos existentes nele, no que ele se torna? Utilizável? O celular hoje é um objeto multitarefa, ele serve pra tudo, até mesmo para atender uma ligação, caso você tenha se esquecido disto! :)

Durante a semana da Indústria, todas os participantes estão recebendo um cartãozinho com sementes pata-de-vaca. Nele costa uma mensagem de preservação ambiental, as sementes e um QRcode que você pode baixar o APP do leitor e visualizar como é preciso cuidar desta planta.
A SINBI teve uma sacada muito legal para isto, e tem muito haver com o tema das palestras. Além do Sindicato apoiar a ideia de sustentabilidade, ele te dá uma amostra do que pode fazer para a sua empresa.

Além de IOT, QRcode, existe também o M2M - Machine to Machine - que nada mais é do que o "Sem Parar" como exemplo, um leitor que informa dados seus para uma nuvem e te libera em poucos segundos, sem interferência humana.
O Cloud Computing é outra ferramenta. Podemos citar o exemplo do "Waze", que está sendo rodado em uma nuvem e tem a capacidade de processamento por meio de IPs sem servidor. Grava seus locais e sugere novos caminhos.
E que tal o BIG DATA, que coleta e monitora informações que realmente importam para as empresas. Ele é obtido para que os insights sejam analisados para se tomar as melhores decisões e estratégias do seu negócio.
Juntamente vem o DATA ANALYTICS que melhora os processos de trabalho e adquire insights sobre tendencia de mercado, comportamento e expectativas dos consumidores.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Paulo cita exemplos de processadores ARDUINO (que são mais simples, possuem controle via bluetooth/ wifi entre outras facilidades) e processadores RASPBERRY (que são mais potentes - encontra-se na Amazon e no site Alibaba por $ 34). Estas são máquinas de ótimo custo. São IOTs facilitadores.
Ontem na novela Malhação, Jota compra pela internet uma placa eletrônica Berry 4 e conta para Ellen, clica no link para assistir o vídeo: Treço Novela Malhação 27/10/17
Posso citar como exemplo os relógios da SAMSUNG²!
O GEAR S3 Frontier (site no final da matéria), onde você controla as funções por uma borda giratória, como GPS, alto-falante integrados entre outros aplicativos. Ele também foi projetado para atender e rejeitar chamadas sem operar o celular ou fazer recargas. Resistente à água e poeira, além de poder contar com mais de 10000 apps.

Aí você me pergunta, onde isso afeta?
Posso dizer que você já tem uma smart TV, smart Geladeira, até mesmo o Roppo - aquele aspirador em pó com bateria e programável. Você programa o horário que ele vai varrer sua casa, tira os obstáculos do chão, trabalha o dia inteiro fora e quando chega em casa ele já fez todo o trabalho de varredura.

Todo esse sistema de produtos tecnológicos podem afetar:
  • a infraestrutura das cidades;
  • a parte de segurança e vigilância;
  • meios de transporte e monitoramento de frota - ex: UBER;
  • monitores de saúde - facilitadores para tempo de espera em hospitais;
  • segmento industrial - gestão e consumo.
No meio da palestra me lembrei da série Black Mirror da Netflix.
Estima-se que em 2020 teremos mais de 50 bilhões de coisas conectadas, onde 43% da economia mundial estará envolvida com a Internet das Coisas.


Afinal, o que é Indústria 4.0?


Foi daí que surgiu o IIOT - Evolução da Indústria.
IIOT significa a revolução de sensores e equipamentos INDUSTRIAIS.
Quando alguém te perguntar isto, você pode dizer que é a 4º Revolução Industrial. Vamos entender:

1º Revolução Industrial veio com o surgimento do Tear Mecânico.
2º Revolução Industrial veio com o acionamento elétrico para movimentar máquinas. Na época linhas de produção para facilitar o abatedouro de gados.
3º Revolução Industrial veio na década de 70, sendo o CLP - Controlador Lógico Programado - é o facilitador para mudar apenas pelo programa. É a inserção de SOFTWARES em chão de fábrica. A criação de robôs está aqui.
A 4º Revolução Industrial é o Físico Cibernético. É o exemplo citado logo acima, onde um celular sem aplicativos não significa nada.

Até a 3º Revolução houve marcos históricos e transformações. A 4º Revolução está acontecendo agora.

O chamado Indústria 4.0 provém do governo Alemão, que para de ser individualizado e passa a rastrear o produto do início - matéria-prima - até o produto final. É uma recomendação estratégica da integração do espaço físico cibernético com os segmentos do produto.
Os Estados Unidos também fizeram esta sugestão, mas o nome não vingou - Coalização para Manufatura Inteligente.

Antigamente para se fazer um sapato, era preciso você ir à um sapateiro, ele medir seu pé, saber seus gostos e ele fazer um modelo específico para você. Com o tempo, o processo evolutivo precisava de escala. Era preciso ser produtivo e sendo produtivo, os preços abaixavam. Um exemplo de produção em escala foram os carros FORD modelo T, que só eram disponíveis na cor preta, porque sua matéria-prima era barata e tinha secagem rápida. 
Em 1960 teve um alto pico da produção em massa, FUSCAS eram produzidos iguaizinhos. Depois no momento Woodstock houve a individualização. As pessoas queriam ser tratadas distintivamente. As indústrias sentiram então uma forte pressão, mas não conseguiam adaptar-se.
Com o tempo, houve o surgimento de sites de carros, onde você escolhia o produto que sentia necessidade ter no seu carro, mas a fabricação deste modelo demorava em torno de 6 meses para ser fabricado.
Já no ano 2000 muita coisa mudou. Houve globalização, regionalização e personalização.

Já pensou em um produto que escaneie seu corpo e crie peças proporcionais à ele? São IOTs Facilitadoras!
Aí me deparo com a lembrança do filme das Patricinhas da época de 1990, onde a menina tinha a opção de foto das suas roupas já dimensionadas proporcionalmente ao corpo em um "Armário Virtual". Ela deslizava o dedo sobre a tela e realizava combinações. Escolhida a peça e o "armário virtual" selecionava sozinho a roupa para fora do armário.

O Prof. Paulo Roberto fala que o conceito de produção seriada deve ser mantido e o custo também. O resumo de uma Indústria 4.0 são fabricas mais conectadas, com mais materiais disponíveis e mais sustentáveis. 
Essa revolução acontece para melhoria de tecnologias habilitadoras. 

Olha esse exemplo da logística da Amazon.
Houve um facilitador, a prateleira vai até o cara.
Houve aumento da capacidade de armazenamento em 50%. 




Quando você clicava no site da Amazon pra efetuar uma compra, seu produto demorava em torno de 90 minutos para ser despachado. Hoje demora em torno de 50 minutos. Praticamente metade do tempo.

Este outro vídeo representa os robôs colaborativos: Machine Tending
É um maquinário que interage com você e faz tudo sozinho.



---------------------------------------------------------------------------------------

São SI´s integrados. O sistema e TI integra em uma cadeia de valor automatizada. (Integração Horizontal)
E depois a Integração Vertical, onde as máquinas conectadas na internet analisa se está sendo rentável.

---------------------------------------------------------------------------------------

O vídeo abaixo é uma entrevista sobre Manufatura Aditiva, basicamente uma impressão 3D. A manufatura aditiva permite até mesmo a troca de uma ferramenta sozinha e fabricação de peça, com economia de tempo e produtividade.




Olha só que legal esse vídeo da Adidas sobre um sistema criado pela empresa em que o tênis é feito a partir das dimensões do seu pé. Você pisa em um tapete, ele mede e dimensiona o seu pé. O produto demora em torno de 2 horas para ficar pronto. São máquinas de cortes à laser e fábricas de solado. E este produto esta sendo usado a nível comercial na Alemanha.




Outros meios que vêem surgindo são os sistemas de Simulação Digital, aplicados para treinamento, como auto escolas e cursos de piloto de avião. 
E também o princípio da Realidade Aumentada, onde você tem o material e entende a aplicabilidade dele, como abaixo:



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A pergunta mais feita na palestra foi: E as pessoas, vão se adaptar?

Paulo responde que sim. É uma migração, as pessoas acabam fazendo outras coisas. Hoje em dia os humanos não são mais mão de obra e sim gestores ativos.

A Indústria 4.0 veio para reduzir custos de manutenção e reduzir consumo de energia. Pense em como aplicá-la no seu meio, na sua indústria ou fábrica. Como melhorar seu produto a partir dos campos dessa revolução?
É um tema para estarmos atentos, debater com outras pessoas. São estratégias e ações internas, não se esqueça!

Espero que tenha gostado da matéria. Achei importante compartilhar essa informação. Até mais breve.


¹ SINBI - Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui.
² Relógio SAMSUNG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!