sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Etiquetas para Confecção, onde usar e como usá-las?

Hoje vou falar um pouco sobre etiquetas para confecção.
Nossas postagens do Instagram e Facebook desta semana foram relacionadas a este tipo de produto. Você já conferiu? Se ainda não, pode visualizar por aqui mesmo, é só clicar no link abaixo. Mas antes de clicar, não esquece de voltar aqui no blog e terminar de ver esta matéria, que está bem interessante!
Facebook Vitrine Etiquetas e Acessórios
Instagram Vitrine Etiquetas


Então vamos ao que interessa!
Você já ouviu a história por detrás da etiqueta, o por quê dela hoje ser importante para a confecção?
Com certeza sua resposta me dirá que a etiqueta é uma simbologia da marca - Quem a produziu, composição e como cuidar daquela peça, certo?
De certa forma sim, mas você sabe a história do princípio? E como ela é usada nos dias de hoje? Vou te contar um pouquinho sobre cada coisa.

Por volta dos anos 1860 - Charles Worth - costureiro inglês, considerado o pai da alta costura e dos desfiles de moda com modelos do século XIX, decidiu em uma de suas coleções colocar uma etiqueta com seu nome, assinando pela primeira vez uma peça de roupa, onde concebeu uma pequena etiqueta de tecido que fora bordada com sua elegante assinatura e costurada a cada um dos seus modelos. Nascera então a imagem da marca. Esta atitude consagrou o autor e obteve um grande significado para o mercado da moda atual, quando em pouco tempo outros estilistas da época faziam o mesmo com suas peças. Este processo facilitou o ciclo de mudança das suas coleções anuais e em suas vendas.

Charles Worth criou seu próprio marketing e aos poucos suas coleções foram criando bases para a alta costura. Em 1900 a Exposição Mundial deu-se quando suas criações e coleções extravagantes foram apresentadas para o público internacional e assim Paris foi considerada a capital da moda mundial. Dez anos depois, foi criada a Associação Sindical de Costura Parisiense (Chambre Syndicale de la Couture Parisienne) que cuidava de assuntos com direitos autorais onde a alta costura e a criação das etiquetas foram padronizadas.




Como já entendemos como ocorreu o surgimento das etiquetas, vamos aprender um pouquinho mais sobre onde e como podemos aplicá-las. Na imagem abaixo você vai encontrar um círculo vermelho nos locais onde estes podem ser aplicados.



Quando falamos de etiquetas, nós nos referimos não só as etiquetas conhecidas como bandeirinhas, com uma área de costura interna e a marca aparecendo externamente. Geralmente essas etiquetas dadas como bandeirinhas, são colocadas em um canto imperceptível e de tamanho razoavelmente pequeno. Existem outros modelos com canaletas de costura, maiores e de formato variado, sendo ou não detalhadas, já estas podem ser coladas (com cola específica para cada tipo de material) ou com aplicações com termo colantes.
Nesta imagem abaixo você verá dois modelos de aplicação.
Na primeira, inseri em vermelho a canaleta de costura, onde está o pontilhado. Quando for fazer uma etiqueta para ser colada ou não, oriento-lhes a pedir que insiram um guia de canaleta de costura. Isto reforçará a aplicação da mesma a peça e pode ser vista até como um detalhe da peça. Nesta imagem o formato da etiqueta não interfere na localização da canatela, a menos que tenha muitos detalhes e que queira que a canaleta passe pelos detalhes, por isto é sempre bom tirar suas dúvidas com o profissional do ramo.
Na segunda opção é proposto a etiqueta estilo bandeirinha, onde o pontilhado vermelho indica a área que será coberta (não visualizado).
Estes dois modelos podem ser aplicados em diversos segmentos de etiquetas, seja tecido ou emborrachado que é o que nós da Vitrine Etiquetas fazemos. 

É sempre importante fazer uma pesquisa sobre a importância da resistência da sua etiqueta em relação ao material que irá ser utilizado e produzido.
Nós da empresa Vitrine Etiquetas e Acessórios não fornecemos etiquetas em tecido, mas podemos fazer uma aplicação da sua marca com relevo emborrachado já no tecido ou sintético.

Esta publicação foi relevante à você?
Se sim, deixe seu comentário abaixo, queremos muito saber sua opinião!
Acompanhe também nosso Instagram e nosso Facebook, estamos sempre colocando coisas novas que podem ser inseridas no contexto da sua marca.

Créditos:
Pesquisa sobre Uma simples Etiqueta
A história de Charles Frederick Worth
Imagens FreePik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!