sexta-feira, 22 de junho de 2018

Como pesquisar cores?

Na postagem passada explicamos como você pode criar a sua cartela de cores a partir da imagem escolhida, seja foto, estampa, vetor, tecido etc. Hoje você vai aprender como pesquisar essas cores que escolheu e como aplicá-las para o produto destinado à você!

Antes de tudo, que tal conhecermos os métodos de pesquisa de cores e cartelas disponíveis para o entendimento?

1. Quando estamos fazendo um trabalho virtual - no computador - vemos as cores no padrão RGB, cores gráficas destinadas à combinação das cores Red, Green e Blue. Elas se apresentam mais vivas e perceptíveis ao olho humano virtualmente, são as cores que aparecem em telas de pc, celular e televisão.

2. Quando precisamos imprimir qualquer tipo de imagem ela sai pela impressora no padrão CMYK, que é a mistura das cores Cyan, Magenta, Yellow e Kye - Black. Lembrando que todo produto impresso depende do teste de cor em cima de cada material. A cor CMYK são cores onde a luz está presente, mas não é refletida, por isto ela parece ser mais fosca!

DICA* Mesmo que você altere as cores para modo CMYK na tela do pc, ela ainda irá aparecer para você em RGB, sendo ela em vetor ou foto. Dizem que é possível calibrar as cores do seu pc de uma forma que minimize mais essas distorções, mas lembre-se, faça isso somente se você trabalha sempre com cores CMYK. Deixe aqui nos comentários, se você sabe como fazer essa calibragem. Se ela quando feita vale para todos os programas ou se tem de ser feita no programa específico (Photoshop, Corel, Acrobat Reader, etc).

3. Para entendermos essa alteração toda que acontece entre as cores RGB para CMYK usamos uma terceira cartela disponível que foi desenvolvida para facilitar e padronizar essas cores - o PANTONE. Na verdade, o termo Pantone é uma identificação de cores por ondem numérica que facilita o processo de muita gente.
As cores PANTONE foram criadas para dar uniformidade entre as cores do monitor e impressão, pode-se realizar impressões em cores fluorescentes ou metalizadas, onde a cor CMYK não abrange.

Na imagem abaixo você verá a diferença visual em uma tela de PC (visão RGB) onde eu apresento as cores da minha criação de cartela de cores que estão em CMYK transformando-as em cores PANTONE.
O vídeo abaixo mostra uma outra situação onde podemos resolver a questão das cores de CMYK e RGB no programa Corel Draw, a diferença delas na hora da impressão, como ocorre a transferência de arquivos (as alterações que geralmente acontecem) e o que compete fazer para minimizar erros.
Clique aqui --> Resolvendo Problema com Cores

Diante da dificuldade de achar a cor exata do pantone, encontrei uma fórmula mágica!
Acessem:
Encontre sua cor

É simples de usar:
1. Coloquem a cor ou nome
2. Depois clique em SUBMIT
3. Ele pede que escolha se FASHION ou INDUSTRIAL
Assim que selecionar se
TCX
TPG ou TPX

4. Sai o resultado:

Color values:
RGB
248 123 144
HEX/HTML
F87B90
CMYK
CMYK values not available

Para nós que participamos do processo de criação dos produtos do InspiraMais, o site da Pantone disponibiliza cores em TPG - que são a atualização de cores em TPX - além de mostrar a cor em RGB e HEX.

Existe uma tabela também encontrada na internet que te dá a sequência de cores do Pantone por ordem numérica, além da cor que você escolher em CMYK e RGB/hex.


Espero que essas informações citadas acima ajudem a facilitar o trabalho de vocês!
E não se esqueça de acompanhar as postagens do Insta da @vitrineetiquetas e no Facebook.

Pesquisa realizada no site: Page 1 - Soluções Digitais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!