O que é a criatividade?
Nada mais é do que a
capacidade em construir ou produzir algo inédito e original. A criatividade vem
da busca por uma solução, nesse sentido, uma pessoa criativa é aquela que, além
de se importar com o interesse do próximo, também é curiosa, corajosa e não
pensa apenas de forma convencional.
Nem sempre colocar a criatividade em prática é
fácil. É necessário encontrar algo que desperte a curiosidade, para que assim,
a criatividade flua com mais facilidade.
Por isso a importância do processo criativo, onde planejamos
nossas atividades com criatividade, esforço e inovação, e assim, construímos um
produto/ideia que tenha algum valor, tanto para nós, como para nossos clientes.
Como criar produtos inovadores?
Inovar é arriscar, fracassar e aprender.
Um pensamento em comum é que para ter sucesso, é preciso
escolher a coisa certa. Inovação é uma jornada de tentativa e erro, uma
aventura que tem os seus sucessos e os seus fracassos. É preciso criar muitas
ideias, testar rapidamente, descartar aquelas que não dão ibope, aprender com
elas, focar nas ideias que tem potencial e persistir em fazer acontecer.
Por onde começar?
Pesquisa de tendência.
Uma tendência é a direção em que alguma coisa está
se desenvolvendo ou se transformando. A tendência surge a partir de algum tipo
de inovação ou mudança, que pode ser econômica, social ou tecnológica, e é incorporada
aos poucos no comportamento das pessoas.
Usamos os dados dessa pesquisa como base na hora de
desenvolver novos produtos; essa é a principal estratégia para garantir que
elas estejam sempre à frente das necessidades dos consumidores. As pesquisas de
tendência são usada como ferramenta para projetar o comportamento do mercado e
dos consumidores no futuro.
E agora? Verificação.
Agora é hora de testá-lo e descobrir se o que foi
realizado durante todo o processo é viável ou não. Quais são as falhas e onde é
preciso melhorar. Esse é o último, e certamente o mais doloroso estágio: colocar
a ideia em prática.
A verificação não é simplesmente testar a ideia, mas
sim checar se ela é capaz de se adequar à realidade.
As pessoas são complexas, a sociedade é
diversificada e a economia está transbordando novidades. Com isso pouco há de
se fazer a não ser deixar o ambiente externo influenciar o seu projeto e
moldá-lo conforme as necessidades manifestadas.
Quando se cria alguma coisa, há responsabilidades.
Deixar que os consumidores moldem sua grande ideia de acordo com a realidade
deles é pensar no bem do próximo.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!