sexta-feira, 14 de setembro de 2018

PROCESSO CRIATIVO: Entendendo o conceito e como é importante no desenvolvimento de produto


O que é a criatividade? 

Nada mais é do que a capacidade em construir ou produzir algo inédito e original. A criatividade vem da busca por uma solução, nesse sentido, uma pessoa criativa é aquela que, além de se importar com o interesse do próximo, também é curiosa, corajosa e não pensa apenas de forma convencional.

Nem sempre colocar a criatividade em prática é fácil. É necessário encontrar algo que desperte a curiosidade, para que assim, a criatividade flua com mais facilidade.

Por isso a importância do processo criativo, onde planejamos nossas atividades com criatividade, esforço e inovação, e assim, construímos um produto/ideia que tenha algum valor, tanto para nós, como para nossos clientes.



Como criar produtos inovadores?

Inovar é arriscar, fracassar e aprender.

Um pensamento em comum é que para ter sucesso, é preciso escolher a coisa certa. Inovação é uma jornada de tentativa e erro, uma aventura que tem os seus sucessos e os seus fracassos. É preciso criar muitas ideias, testar rapidamente, descartar aquelas que não dão ibope, aprender com elas, focar nas ideias que tem potencial e persistir em fazer acontecer.

Por onde começar?

Pesquisa de tendência.


Uma tendência é a direção em que alguma coisa está se desenvolvendo ou se transformando. A tendência surge a partir de algum tipo de inovação ou mudança, que pode ser econômica, social ou tecnológica, e é incorporada aos poucos no comportamento das pessoas.

Usamos os dados dessa pesquisa como base na hora de desenvolver novos produtos; essa é a principal estratégia para garantir que elas estejam sempre à frente das necessidades dos consumidores. As pesquisas de tendência são usada como ferramenta para projetar o comportamento do mercado e dos consumidores no futuro.

E agora? Verificação.

Agora é hora de testá-lo e descobrir se o que foi realizado durante todo o processo é viável ou não. Quais são as falhas e onde é preciso melhorar. Esse é o último, e certamente o mais doloroso estágio: colocar a ideia em prática.

A verificação não é simplesmente testar a ideia, mas sim checar se ela é capaz de se adequar à realidade.

As pessoas são complexas, a sociedade é diversificada e a economia está transbordando novidades. Com isso pouco há de se fazer a não ser deixar o ambiente externo influenciar o seu projeto e moldá-lo conforme as necessidades manifestadas.

Quando se cria alguma coisa, há responsabilidades. Deixar que os consumidores moldem sua grande ideia de acordo com a realidade deles é pensar no bem do próximo.
Até a próxima!

 @ju.fernandeslima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!