quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Resíduos Têxteis encapsulados - Projeto de Sustentabilidade - 3º edição do Concurso Design Vision



Em novembro aconteceu a apresentação da 3º edição do Concurso Design Vision, um projeto que promove a capacitação de novos talentos de moda e arte através do conceito da sustentabilidade ambiental e sociocultural onde visa aumentar a visibilidade de quem está começando no mercado. 

Este projeto conta com a curadoria de Walter Rodrigues e Renato Dib que trazem oficinas, workshops e palestras a fim de inspirar os participantes para sua coleção. Para a confecção das mesmas foi disponibilizado a eles as artesãs da Linha Nove que atuam na ONG Casa Amarela do Instituto Acaia.

A Vitrine Etiquetas e Acessórios participa deste projeto como fornecedor dos componentes solicitados pelo participante Christian Sato. O tema proposto foram os fragmentos ou múltiplos, “pois como cidadãos múltiplos somos compostos por fragmentos”.
A proposta apresentada pela Design Vision é fazer uma coleção a partir do material – visando a sustentabilidade – e não a partir da ideia, onde geralmente o trabalho é desenvolvido inversamente – primeiro apresenta-se a ideia e depois o material.

Em junho de 2019 tivemos o primeiro contato na feira Inspiramais 2020_II apresentando nosso material triturado como uma das novidades da época. E com a apresentação deste produto enviado como amostra foi possível realizar este projeto. 

O nome da sua coleção chama-se Hipotenusa e se traduz em tecido plastificado e emborrachado, tornando-se uma peça única.

Foram fornecidas 600 flores com base de retalhos picotados (média de 5mm de diâmetro) e misturados ao Plastisol líquido. A flor foi composta por dois tamanhos de pétalas e montados em camadas internamente pela Vitrine Etiquetas e Acessórios. Christian nos pediu que encapsulássemos todos os resíduos têxteis de modelagens de peças que nos foram enviados.

 No interior de cada pétala das flores contém os resíduos têxteis encapsulados da coleção Hipotenusa para o concurso Design Vision da Focus Têxtil. As flores foram realizadas em parceria com a Vitrine Etiquetas e Acessórios e bordadas pelo Ateliê Escola Acaia.

Conheça um pouco sobre o projeto Design Vision:



Colaboradores:

@focustextil
@focusfashionsummit 
@vitrineetiquetas
@ateliescola_acaia 
@christiansato 
@waymodel 
@laurafscath 
@emiliaroficial 

Saiba mais:
Instituto Focus Textil




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!